Sunday, April 8, 2012

Gosto de rotina, de tradições. A minha mãe a gritar da cozinha a eterna pergunta retórica, que já a avó da minha mãe gritava da cozinha dela, "Queres-me vir ajudar?". E vou. Preparamos juntas o coelho à caçador com a mesma receita de há cinquenta ou sessenta anos, os mesmos ingredientes, os mesmos passos pela mesma ordem, "e agora?". Quando nos sentamos à mesa regresso aos meus tempos de criança, sentada numa cadeira muito maior do que eu, o meu avô à cabeceira da mesa, a avó da minha mãe sentada à sua direita, a sorrir, "Bom apetite!". Os cheiros são os mesmos, os sabores são os mesmos. Tradição. Gosto da certeza de que há coisas que vencem o Tempo. De que um dia vou ser eu a gritar da minha cozinha a mesma pergunta retórica, "Queres-me vir ajudar?".

4 comments:

  1. Olá Inês, acho óptimo que consigam enquanto família manter essas tradições. A tua descrição teve o mérito de me por a imaginar esse o sabor e o cheiro desse coelho à caçador. Se puderes manda essa receita de coelho à caçador, para se fazer aqui em casa.

    Um abraço

    Pedro Ferreira

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Pedro. AInda bem que suscitei a tua curiosidade. Quando voltar a casa não me importo nada de copiar a receita para te dar. Escrevo-a em resposta a um comentário teu?

      Delete
    2. Ola inês, podes mandar para pds.ferreira@gmail.com.

      Delete