Saturday, May 25, 2013

Conselhos para quem algum dia for vasculhar processos (vulgo projecto de investigação)

1- quando te derem a lista de doentes guarda-a bem. Em mais do que um sítio. Em algum sítio para além da pen ranhosa e a versão impressa. (porque pronto, as folhas podem desaparecer e a pen ficar louca e apagar dados. Mas pronto, não tem mal nenhum desde que já tenhas colhido os dados todos. excepto se... ver ponto 2)

2- testa a tua folha de colheita de dados porque pode-te ter faltado um pormenor qualquer (digamos, sei lá, o sexo!), e quando dás conta até começas a pôr, mas tens uma série de processos para trás em que não o puseste (mas não tem mal, porque vês o sexo pelo nome na lista de doentes, e até podes fazer isso depois; a não ser que.. pois... tenhas perdido a lista de doentes.)

3- faz a divisão dos processos entre as pessoas com tempo. (Pode acontecer que alguém fique com uma amigdalite - oh, a ironia! - dois dias antes do tempo limite para ter os dados informatizados, não vá mais à faculdade e more no fim do mundo e tu tenhas de trabalhar mais 30 processos do que o que devias.)


E é mais ou menos isto. De certeza que nas próximas duas semanas tenho mais conselhos, mas para já é (só) isto.


No comments:

Post a Comment