Thursday, May 23, 2013

Aconteceu nos quinze minutos de pausa depois de estarmos três horas a colher dados de processos no computador. Decidimos que estava na altura de um café e dirigimo-nos à máquina mais próxima, na sala de espera da Urgência Pediátrica. Quando lá chegámos estavam duas crianças de 7 ou 8 anos a carregar aleatoriamente nos botões. Sorri, disse 'Posso tirar um café?', introduzi o dinheiro, seleccionei a opção 'Café Pingado' e conversei 20 segundos com a minha colega. Quando a máquina apitou a miudinha pergunta-me: 'Posso tirar o café dali?'. Acenei com a cabeça. Ela levanta a tampinha, põe a mão no copo e eu digo 'Cuidado, está quente!'; tira a mão rapidamente, sorri-me e eu tiro o café da máquina. A minha colega introduz o dinheiro, selecciona a opção 'Café Cheio', conversa comigo 20 segundos, a máquina apita, a miudinha pergunta 'Posso tirar o café dali?', a minha colega diz 'Cuidado, está quente!', a miúda sorri, põe a mão no café... e deixa cair o copo dentro da máquina. A minha colega diz-lhe: 'Eu disse-te que estava quente...'; resposta da miúda: 'Oh, não tem mal, pois não? Podes pôr outra moeda que sai outro café!'. Foi tão natural, que não conseguimos não rir. E volta ao início: põe a moeda, selecciona a opção 'Café Cheio', 20 segundos de conversa, a máquina a apitar, e a miúda pergunta: 'Posso tentar agora? Só para ver se consigo...'. Desta vez olhei para o meu bolso, vi que não tinha mais moedas (e a minha colega também não) e tivemos de dizer que não. Mas gostei da  persistência da miúda.

1 comment: