Thursday, June 7, 2012

Sotaques e vícios linguísticos

Quando por alguma razão surge em conversa que sou de Viseu, a resposta é sempre a mesma: 'A SÉRIO? Mas não tens sotaque nenhum!'. A partir desse momento começam-se a aperceber que digo 'coêlho', joêlho', 'vermêlho', 'maior' e 'além' e começa o gozo. (Mas não, não falo axim.) E já lá vão quatro anos desta conversa e ainda não mudei a forma como digo essas coisas. E não tenciono fazê-lo. Mas ganhei alguns vícios linguísticos. Como o 'querida', sem nenhum sentido queque, e o 'yope', que também ganhei por cá. Isto tudo para dizer que descobri que há uma palavra que já não consigo dizer. 'Pequenino'. Não sei porquê, mas não consigo. Ou digo pequeno, ou digo 'pucanino', com voz de quem está a falar para um miúdo de 3 meses. Onde fui buscar este vício? Não sei. Mas hei-de descobrir.

1 comment:

  1. Eu tenho o mesmo "problema" - quando digo de onde sou passo do "ah! mas não tens sotaque nenhum" para o "ai que giro tu dizes inserir-um-exemplo-que-não-me-ocorre".
    Apanhei o bâxo em vez de baixo e volta e meia é capaz de me sair um Lôres. :P Mas não há cá papos secos nem carcaças para ninguém :)

    ReplyDelete