Tuesday, September 28, 2010

Nabice ou honestidade pura?

Na semana passada, no dia em que fui à Praxe, não via um caloiro que me tinha dito que lá ia estar. Peguei no telemóvel e mandei-lhe uma mensagem a perguntar o que se tinha passado. 'Adormeci'. Ri-me e fiquei à espera que o caloiro chegasse para ver qual era a desculpa que ele ia dar. Demorou quase 20 minutos e quando chegou dirigiu-se à Doutora com mais matrículas, apresentou-se como deve ser e pediu desculpa pelo atraso. Claro que lhe foi perguntado o porquê do atraso. Respondeu o mesmo que me tinha respondido. Nessa altura afastei-me, mas sei que provavelmente reclamaram um bocado com ele, nada de muito especial. Quando, já depois da Praxe, passei por ele, estivemos um bocado na conversa e aproveitei para lhe perguntar porque não tinha inventado uma desculpa qualquer. 'Prefiro pagar por uma verdade do que ser poupado por uma mentira' (Talvez não tenha sido exactamente isto, mas o significado era. Caloiros têm meio neurónio, não dá para algo tão profundo)
Hoje à entrada na Faculdade vejo um dos caloiros que tinha praxado na semana passada a vir na minha direcção. Cumprimentei-o, perguntei como estavam a correr as coisas e como estavam as formigas. As formigas são, literalmente, formigas e fazem parte de uma história longa que posso resumir em meia dúzia de frases: Na primeira semana de Praxe, por uma razão qualquer, fiquei uma tarde inteira com este caloiro. Ensinei-lhe músicas, fez uns quantos jogos com outros caloiros, foi engraçado. Quando nos juntámos ao grupo, por alguma razão, alguém lhe perguntou o meu nome e ele não sabia; teve de sofrer. Entre outras coisas, andou a apanhar formigas para uma garrafa de água, formigas essas que tinham de sobreviver até dia 27. Morreram passados poucos dias. Disse então ao caloiro que até 6a tinha de apanhar de novo e que depois as queria ver. E lá estava ele hoje. Estava a dizer que estava a ficar muito fixe e bla bla bla whiskas saquetas quando eu lhe perguntei quando as tinha ido apanhar. 'Foi no sábado. Eu sei que devia ter ido até sexta, mas...' Não consegui não me rir.

E ainda não consegui perceber se é burrice deles ou se é mesmo honestidade pura.

1 comment:

  1. Fico contente que te divirtas com a ingenuidade própria dos caloiros ;D mas ainda existem caloiros assim? ahahahaha

    ReplyDelete