Monday, August 16, 2010

Festas de Nossa Senhora do Socorro



Quando era pequena fazia sempre questão de passar o 15 de Agosto nos meus Avós. Adorava assistir à procissão, rodeada de primos e primas, tios e tias, ver os andores - 'Oh, aquele está tão lindo!'. Víamos as pessoas a cumprir promessas, uns a caminhar com esforço, outros descalços, agradecendo a Deus ou apenas porque sim. E à noite assistíamos ao fogo de artifício, de boca aberta, com as cores a reflectirem-se nos nossos olhos e 'PUM!' 'Ei, que susto que apanhaste!'. No dia seguinte havia sempre bolo de anos, os anos da minha Madrinha, e voltávamos a ver a procissão, agora a subir até ao Peso, com menos gente, menos crianças, cansadas do dia anterior. Era bonito e éramos felizes.
Hoje em dia já ninguém vem às Festas. Muito pelo contrário. A Família foge daqui, cada um para seu canto, para evitar a confusão, não notando que entra noutra confusão, a da cidade e da Vida. E é pela confusão da Vida que cá estou este ano, porque a Família é para as ocasiões, porque hoje é feriado e as senhoras que ajudam a minha Avó a cuidar do meu Avô vêm só de manhã. E porque tinha saudades disto tudo, do riso e das palermeiras que faço com a minha Avó ('Cócegas não!'), do meu Avô a ler o jornal, do sino da Igreja a tocar a cada meia hora. Mas fiz questão de ver parte da procissão, que hoje em dia nada me diz, e o fogo, que continua a reflectir-se nos meus olhos e nos olhos da minha Avó, quando nos pomos as duas à janela, embora tenha perdido parte do seu encanto quando descobri as reacções químicas. E a minha avó contou-me histórias de quando eu era pequena, de quando eu mesma fui nesta procissão, vestida de uma qualquer Santa, de cujo nome não me recordo, mas que na altura era importante, do ano em que fez frio mas fizemos questão de ver na mesma o fogo e nos enrolámos em mantas, na varanda do Apartamento. E eu sorri o tempo todo. Porque apercebi-me que mesmo com tudo o que se tem passado, a minha Avó é feliz, e eu sou feliz e se alguém que nos rodeia não o é, havemos de ter a força para lhe mostrar como ser. Porque somos Família, e é isso que a Família faz.

No comments:

Post a Comment