Thursday, August 18, 2011

Racionalidade vs. Irracionalidade

Quem me conhece bem sabe que sou uma pessoa bastante racional. (Talvez até um pouco em demasia.) Penso antes de agir e dou por mim muitas vezes a perguntar para os meus botões "Qual é a probabilidade de isto acontecer?", e por norma o grau de preocupação é proporcional à probabilidade e à gravidade do possível problema. Não sou do género de estudante de medicina que acha que tem as doenças graves e estrambólicas  todas, ou pelo menos nunca o acho verdadeiramente. Por isso, hoje uma grande parte de mim pensa "Isto não é nada, tem calma.". Mas existe também uma pequena parte que está a fazer de tudo um grande filme, e tenho medo. Porque há alturas na vida em que percebemos que não somos imortais, que estar na área da saúde não nos torna imunes a nada. Porque, mesmo estando há relativamente pouco tempo em contacto com a doença e os doentes, já vi situações em que estava tudo bem até que pura e simplesmente deixou de estar. E hoje são esses casos que passam em câmara lenta na minha cabeça, e que me fazem um nó no estômago do tamanho de um pêssego, que me dificulta a respiração e me dá náuseas ligeiras. Hoje sou irracional e tenho medo. Hoje tenho medo. Hoje tenho medo.

No comments:

Post a Comment