Wednesday, January 23, 2013

Pediatria.

Amanhã é dia de oral de Pediatria II. Como nunca tinha falado sobre o assunto (e de certeza que vocês estão interessadíssimos!), eis o que eu acho desta área da Medicina.

Pontos positivos:
- Os miúdos. Gosto de crianças. Gosto mesmo, sou daquele género de pessoas irritantes que quando vêem um miúdo começam logo a rir-se e a ver quanto tempo demora até que o miúdo se ria também. Eu sei, eu sei, há alturas em que me querem matar por causa disso (Olá PS!), mas não há nada a fazer.

- Eles nunca estão de mau humor, a não ser que estejam mesmo muito doentes. O que não se verifica com os adultos, que reclamam por tudo e por nada.

- As histórias que acontecem na consulta. Como daquela vez em que uma miúda de 2 anos e pouco, depois de eu fazer o exame objectivo começa a dizer: 'Papá a Nônô tem xixi! Papá a Nônô tem xixi!' E acaba a sair do gabinete a correr.

- Os diagnósticos diferenciais são muito estimulantes. Os miúdos não dizem nada de jeito, não se queixam como deve ser, o que quer dizer que muito depende do exame objectivo.

- Eles recuperam rápido. E com um bocado de sorte ainda vêm a correr agradecer e dar um beijinho antes de se irem embora. (Sim, já me aconteceu)

Pontos negativos:
- Os pais. A sério, há cada um....

- O ranho. 80% ou mais da pediatria é ranho. Eu não gosto de ranho. Mesmo. Gosto de cocó. Ranho? Não é comigo.

- Os ADOLESCENTES. São impossíveis. Não sei lidar com eles. Não sei mesmo. Não sabia na altura em que eu própria era adolescente e não sei agora, em que eles olham para mim com ar de nojo.

- As varicelas, os sarampos, as rubéolas e roséolas e tudo aquilo que meta pintas. Acho que isto é uma associação mental qualquer que eu faço com a histologia, em que também eram bolinhas cor-de-rosa, mas gosto menos de pintas do que de ranho. (E eu odeio ranho)


E acho que é basicamente isso. Por isso já sabem, conhecerem algum adolescente com ranho e pintas, por favor não o levem às urgências amanhã de manhã.* Se tiverem um miúdo com uma dor de barriga ou uma diarreia, be my guest. Eu estarei lá para o receber.


*Como é óbvio eu estou a brincar.

2 comments:

  1. Então e qual foi o balanço mais ranho e pintas ou cocos?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cocó, ranho e pintas em igual proporção, acompanhados de dores nos joelhos e xixi cor de coca-cola.

      Delete